MDF, MDP ou Compensado?
- Ariela Vilas Boas
- 27 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Hoje vou mostrar algumas das características e utilidades indicadas para o MDF, MDP e o Compensado.
MDF (Medium Density Fiberboard)

O que é?
O Painel de Média Densidade, mais conhecido como MDF, é um produto fabricado a partir de fibras de madeira misturados com uma resina e prensadas em alta temperatura para que ocorra a "colagem" dessas fibras.
Características
Seu aspecto se aproxima da madeira maciça e pode ser classificada das seguintes formas:
HDF: chapa com densidade > 800 kg/m3; Standard: chapa com densidade > 650 kg/m3 e < 800 kg/m3; (2) Light: chapa com densidade < 650 kg/m3; Ultra light: chapa com densidade < 550 kg/m3.

As chapas vêm nas dimensões de 2,73x1,83m, mas a espessura é encontrada de diversos tamanhos no mercado: 6mm (geralmente usada em fundos de móveis), 15mm e 18mm (usadas em caixas e tamponamentos), 25mm (usada em tamponamentos) e 40mm (usada em tamponamentos e tendo uma variação de até 3mm entre os fabricantes), este ultimo, conhecido como tamburato, é uma caixa oca para que consiga atingir tal espessura.
Também encontramos em três tipos de acabamento: Natural, Pintado ou Revestido (BP ou FF).
In Natura (sem revestimento): As chapas vêm sem acabamento, podendo ser pintadas ou revestidas.
Revestimento com laminado de Baixa Pressão (BP): Por meio de temperatura e pressão, uma lâmina (fórmica), é colada ao MDF, de um ou ambos os lados, resultando em um painel pronto para uso. Podem ser em cores chapadas, amadeiradas ou estampadas. Revestimento em Finish Foil (FF): Uma folha de madeira é colada também por meio de temperatura e pressão, de um ou ambos os lados, resultando em um painel pronto para uso.
Indicações de uso
Por suas características mencionadas acima, o MDF é amplamente utilizado em peças que necessitam receber usinagem ou algum tipo de pintura ou revestimento mais delicado, como papel ou tecido. Alguns exemplos são portas com puxadores recortados, tampos de mesas com acabamentos boleados ou chanfrados, guarnições de portas e rodapés e muitas outras.
MDP (Medium Density Particleboard)

O que é?
O Painel de Partículas de Média Densidade, mais conhecido como MDP, é uma evolução do antigo aglomerado convencional com qualidade e resistência superiores, produto fabricado com a aglutinação de partículas de madeira com resinas, prensados em alta temperatura, resultando em um painel com grande estabilidade dimensional.
Características
Apesar de ambos (MDF e MDP) serem nominados como média densidade, na produção do MDP, as partículas são dispostas em camadas, as mais finas na superfície e as maiores no miolo, já no MDF, aglutinam-se fibras de madeira.
Por ser feito com partículas, ele possui maior resistência mecânica ao arranque de parafusos e menor risco de empenamento. Outro diferencial é o preço, que é sempre mais competitivo que o MDF.
O MDP, como o MDF, pode ser encontrado In Natura, BP e FF.
Indicações de Uso
O MDP é comumente utilizado na produção de móveis de linhas retas, como caixas de móveis, portas e tampos retos, prateleiras que podem ser melhores estruturados produzidos com ele.
Compensado

O que é?
Uma chapa de madeira composta por várias lâminas de madeira sobrepostas de forma adjacente umas as outras, coladas com resina e prensadas em alta temperatura, resultando em uma chapa com grande resistência dimensional.
Características
Existem vários tipos de compensado no mercado, com diferentes processos de industrialização e madeiras em sua composição, por isso temos as subcategorias de compensados, que são: os laminados, sarrafeado, naval, blockboard, entre outros. Há uma grande variação do tamanho, da espessura e da densidade das placas.
O preço do compensado varia de acordo com a subcategoria.
Podem receber acabamentos como verniz, pátina, cera, resina, laminados, folheados, pintura e impressão.
Indicações de uso
Para cada subcategoria, o compensado tem um ampla utilização:
Laminado: usado para ambientes internos, móveis em geral. Necessita de acabamento, como pintura ou laminados BP ou FF;
Sarrafeado: bastante utilizado na construção civil, em tapumes, portas e também para palcos;
Naval: é a subcategoria que tem maior resistência mecânica à água, às intempéries, às chamas, sendo muito utilizada em ambientes externos e também em embarcações, indústria ferroviária (vagões) e rodoviária (ônibus e carrocerias de caminhões).
Gostou desta matéria? Compartilhe com os amigos
Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário
Fotos: Google
Comentários